quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Congresso

Vou então tirar uns minutinhos para vos falar do maravilhoso congresso a que fui esta semana.
Sim, é verdade, já estamos super crescidos e já somos convidados para ir a congressos, olha que finos!
Não, estejam descansados, não vos vou chatear com as partes técnicas da coisa. O congresso foi de psiquiatria e confesso que adorei. Aprendi algumas coisas, percebi todas as palestras (excepto aquelas que foram dadas em idioma próprio como mais à frente falarei), e acima de tudo diverti-me imenso.
  • Percebi que nós fazemos posters como ninguém. Não acredito que haja alguém no meu ano que faça posters piores do que alguns que lá estavam. Desde fundo cinzento com letra preta até posters que simplesmente eram um artigo impresso numa folha maior houve de tudo.
  • Comi alarvemente. Não nos quiseram dar o almoço, pelos visto o convite da faculdade não o incluia. Vingámo-nos nos coffee breaks. Não sei quantos mini croquetes, queques, folhados de salsicha, sumos de laranja naturais, gelados cornetto soft, pasteis de nata e sandesinhas comi nestes 3 dias. Era tudo grátis e à descrição como se quer, uma pessoa tem de aproveitar.
  • Percebi que não saber falar inglês não é impeditivo para quem quer que seja de dar uma palestra em inglês. Fala-se em "ligations between the arteries", diz-se "I does" ou junta-se um toque de português e faz-se "mas on the other side". Ninguém percebe nada mas o pessoal sempre tem um momento lúdico.
  • Ganhei canetas para o resto da vida. Trouxe mais de 30 canetas para casa no primeiro dia. Claro que todas elas têm o nome de um medicamento escrito, mas ainda assim são canetas e não sou esquisita com essas coisas (sempre ouvi dizer que a cavalo dado não se olha o dente). Além disso ganhei blocos, pastilhas elásticas, bolas de natal personalizadas (!!!), daquelas bolinhas anti-stress, caixinhas para guardar clips, pens de 2 GB, coisas para limpar o teclado do computador, post-its, agendas, malas para o computador, lapiseiras... enfim, uma pequena fortuna em coisas. Eram tantas que no primeiro dia tive de ir ao carro 3 vezes pôr sacos que já dava mau aspecto andar a passear-me pelo recinto do congresso com aquilo tudo atrás. E quando eu já não queria mais nada vinham ter comigo e perguntavam-me se não me podiam oferecer mais canetas/blocos/post-its etc... e eu lá tinha de aceitar. Tenho a ligeira impressão de que se for às compras este fim-de-semana até me vou esquecer de pagar tal foi o hábito que ganhei a simplesmente meter as coisas dentro do saco.
  • Toda a gente me diz meio na brincadeira: "VENDIDA!". Nada disso, eu ainda nem posso passar receitas a ninguém! E os senhores fazem tanta questão em oferecer que eu não posso recusar coitados, ainda ficavam ofendidos sem necessidade nenhuma.
  • A partir de agora estarei em todos os congressos/simpósios/conferências que me paguem (sim, porque se não me tivessem oferecido queriam que pagasse mais de 100 euros pelos 3 dias... como se já não chegassem as propinas), por isso indústria farmacêutica, faculdade, estou à vossa disposição. Ouvi dizer que lá para Março/Abril há um congresso de cardiologia. Fico à espera de novidades. Eu acho que até tem muito a ver com a matéria que estamos a dar este semestre, iamos ter muito melhores notas e ser muito melhores médicos. Façam lá o esforço sim?