terça-feira, 5 de outubro de 2010

Desemprego

Ele não sabe, mas eu já sabia que ele estava desempregado há 14 meses.
E ele não sabe, mas durante estes 14 meses eu fiz mais de umas 50 tentativas de o ajudar. Fiz-lhe chegar anúncios, passei horas a pesquisar empregos, a tentar saber se alguém sabia de alguém que pudesse, que quisesse, que precisasse dele. Mas sem sucesso. Algumas das entrevistas a que ele foi até fui eu que lhas arranjei.
E hoje ele disse-me qualquer coisa como "Joaninha, preciso da tua ajuda. Não sei se já sabes, mas estou desempregado há 14 meses. Achas que dá para reenviares o meu curriculo aos teus pais e pessoas que conheças que trabalhem na minha área?"
E eu sei que lhe deve ter custado um mundo ter-me pedido ajuda, porque sei que ele é Homem e orgulhoso e que para ter vindo pedir-me ajuda é porque está mesmo desesperado.
E eu disse que ajudava, claro. Que reencaminhava, que pedia, que tudo o que eu pudesse, mas não sei se vai adiantar de muito porque já tenho estado a fazer o que posso nos últimos 14 meses.
E ele é casado e tem uma filha. E o subsídio de desemprego este mês já não lhe vai cair na conta. E eu estou preocupada.
E este era o meu 6º desejo da passagem de ano 2009-2010 e até agora nada.
E eu sei que há muita gente nas mesmas circunstâncias e até piores, mas o caso dele a mim custa-me mais porque mesmo que ele não saiba ele tem um lugar especial na minha vida.
E isto é uma treta e eu sei que o mundo está todo em crise e que está mal em todo o lado. E não me interesso nem percebo grande coisa de política mas percebo que o Sócrates já deu o que tinha a dar (se é que alguma vez deu alguma coisa em vez de tirar) e que estas novas medidas não vêm facilitar em nada a vida daqueles que como o J. estão a precisar de mais ajuda.
E não sei quem é que pode ir para a frente e resolver isto. Não sei como se poderia resolver nem sequer se isso é possível. Mas tem de se resolver. RAPIDAMENTE!

Sem comentários: