sábado, 1 de maio de 2010

Neuro...

No princípio deste semestre pensei várias vezes que este ia ser o pior semestre de sempre, por todos os motivos e mais alguns, mas principalmente porque era o semestre das neurociências. Neuroanatomia, neurofarmacologia, neurofisiologia, e outras do género que só de ouvir o nome me faziam tremer. Mas hoje tudo mudou!
Quando a aula de neuroanatomia começou pensei que ia ser a pior aula de sempre. O tema era imagiologia, ou seja, ia passar a aula toda a olhar para TACs e Ressonâncias Magnéticas e Ecografias cerebrais sem fazer a mínima ideia do que estava a ver. Mas estava enganada. Então não é que consegui ver imensas coisas nas imagens? E na esmagadora maioria das vezes até via o mesmo que o professor (o que é conveniente)!
No fim da aula estivemos a fazer diagnóstico, ou seja, o professor mostrava uma imagem e nós tinhamos de dizer o que é que o paciente tinha de errado. A dada altura mostrou uma que nós não estavamos mesmo a perceber. Uma mancha cinzenta gigante num dos lados do cérebro e nós sem fazermos ideia do que era. Até que a dada altura o P.A. disse que devia ser um artefacto*. E a resposta do prof fez o meu dia: "Um artefacto de um homem que foi com a cabeça contra uma serra eléctrica". Era uma imagem de uma cabeça cortada de cima para baixo (estavamos tão preocupados com a mancha que nem reparámos que o osso estava fracturado!). E o melhor é que o meu professor salvou o senhor! Operou-o e ele sobreviveu!
Tenho ou não tenho imensa sorte? E este semestre vai ou não vai ser um espectáculo?:D

*Um erro na imagem.

Sem comentários: