sábado, 13 de março de 2010

A brincar aos médicos III (resumo da 1ª semana)

Nesta semana apanhei um pouco de tudo. Bebés, crianças, adolescentes, grávidas, adultos, idosos (muitos e muitos idosos)... Houve consultas rápidas, de no máximo 10 minutos, e houve aquelas de demoraram uma eternidade (para cima de uma hora). Houve momentos em que pensei " ai meu deus que eu me vou desatar a rir à frente da senhora, tenho de sair daqui" mas em que me aguentei, e outros momentos em que me veio uma lagrimita ao canto do olho.
Adorei esta semana principalmente porque me senti muito mais médica do que quando fiz o estágio em Julho. Senti que sabia mais, principalmente (e surpeendentemente) de farmacologia. Porque se no ano passado tudo o que eram fármacos receitados me parecia ser chinês, desta vez já os conheço quase todos! Deviam ver a minha alegria quando numa das primeiras consultas de saúde infantil a médica receitou a um bebé com expecturação nos bronquios salbutamol + brometo. Era ver-me com um sorriso de orelha a orelha só por saber exactamente o que é que cada um faz. E quando apareceu uma senhora com uma prótese valvular no coração a dizer que tinha de tomar antibiótico antes de ir fazer um tratamento no dentista e quando a médica me perguntou porquê eu disse: "Profilaxia das endocardites! Deve fazer 2 comprimidos de amoxicilina antes e 2 depois do procedimento". Estou tão orgulhosa de mim que nem imaginam! Finalmente já sinto que não matava todos os pacientes que me aparecessem à frente a tentar tratá-los, só alguns.
Vi coisas que nunca pensei ver, tal como aquela que já vos tinha dito ou como uma senhora que lá apareceu a pedir à médica que, caso fosse ela a certificar o óbito dela, lhe cortasse os pulsos!!! Perguntámos porquê e a senhora respondeu que era uma coisa em que já desde pequenina que pensava (!!!) porque tinha medo de ser enterrada viva. Há gente que pensa mesmo em tudo...
Enfim, a primeira semana já passou, correu bem, aprendi muito, ganhei montes de histórias para contar, fiz novos amigos, li novos livros, diverti-me imenso e acho que o balanço não podia ter sido mais positivo.
Quer dizer... bem vistas as coisas até poderia ter sido mais positivo se eu tivesse adiantado alguma coisa do relatório de estágio. Fica para a próxima semana.

Sem comentários: