domingo, 10 de junho de 2012

uffaaa

A minha avó C. é uma pessoa bastante perigosa em termos de convívio social. Diz o que lhe vem à cabeça. Se acha que uma pessoa é feia diz-lhe. E não é mulher para suavizar as coisas, nada disso! Se a pessoa é feia ela diz-lhe logo com o seu sotaque espanhol: "Eeeeehhhh pá, que feio que tu és!".
O mesmo se aplica a pessoas gordas, magras, de cabelo liso, comprido, curto, carecas, com mãos grandes... enfim, durante vários anos eu assisti a vários episódios nos quais pensei que se eu fosse a pessoa em questão queria um buraco gigante onde me enfiar (ou onde enfiar a minha avó).
Por este motivo prometi a mim mesma que não iria casar até a minha avó morrer. Não desejo mal nenhum à senhora, muito pelo contrário, mas vi o que a minha prima passou quando lá levou o actual marido das primeiras vezes e, tenho a dizer-vos, que desde comentários sobre as mãos que parecem presuntos (nunca reparei) até comentários de carácter sexual (ou assexual), a minha avó fez de tudo. E eu não tinha muita vontade de passar por isso nem de fazer com que alguém se sujeitasse a isso.
Acontece que hoje ela fez 81 anos. 81 anos praticamente sem tomar um medicamento, fresca que nem uma alface e a comentar que os vizinhos estão todos velhos mas que ela está óptima (a vista é que já vai faltando...). 81 anos em que todos os dias anda de saltos altos. E dado que nos últimos anos ela tem andado mais calma (no Natal só disse ao meu irmão que ficava horrível de barba. Só isso. Nada de muito extraordinário. Nada de "pareces um anormal/um bicho/um urso", só "horrível"), achei que devia tentar a minha sorte.
Já há uns tempos que a minha avó me tinha dito que levasse lá o Namorado, que o queria conhecer e eu sempre a fugir ao assunto... "hoje ele não podia... foi muito em cima da hora... não calhou..." mas hoje achei que tinha de ser e que estava a adiar o inevitável.
E não é que quando me estava a vir embora ela me disse ao ouvido:
"Gostei muito que tivesses trazido cá o Namorado. É muito bom rapaz. Olha que homens destes já não se arranjam por aí assim! Vê lá se tratas bem dele hein?"
E pronto, eu disse-lhe que sim.
O segredo para isto ter corrido tão bem? Simples: tal como o meu avô ele disse "homem que é homem não se depila". Pronto, a minha avó ficou derretida. Homem perfeito!

Sem comentários: