segunda-feira, 7 de março de 2011

Médica da família


Não me importo de ser a "médica" da minha família para coisinhas pequeninas. As amigdalites dos miúdos, as constipações, as dores de barriga, tudo bem, dá-se um jeito.
Importo-me sim quando a minha avó me arranja cópias de todos os exames médicos dela dos últimos anos e no fim me pergunta se eu acho que ela deve ou não fazer uma intervenção arriscada num coração que segundo o cardiologista passou de bater para abanar e que ultimamente até abanar abana mal.
Não sei, não tenho formação para isso nem capacidade de distanciamento que me permitam avaliar a situação como deve de ser. Já vi, revi e sublinhei os exames, mas não tenho experiência para saber o que é ou não melhor fazer.
O cirurgião cardio-torácico disse à minha avó que eu podia assistir a todas intervenções que fossem feitas e isso não me faz confusão. Afinal, estou apenas como espectadora, não decido nada, o que acontecer acontece quer eu lá esteja quer não esteja, por isso se a minha avó me quiser lá dentro lá estarei.
Pôr decisões assim nas minhas mãos já não é tão simpático.
E por enquanto, para mim, se o cirurgião e o cardiologista são a favor, eu não me meto à frente.

4 comentários:

A Minha Essência disse...

Humm... agora fiquei confusa e passoa a explicar porquê! Isto mesmo tendo percebido o sentido que deste ao post.

Afinal os médicos podem examinar familiares? É que sempre ouvi dizer que não! Daí a minha confusão ao ler. Ok, sempre se pode dar um jeito e tudo mais assim num primeiro momento, mas não é muito ético pois não?

Kiss

P.S.- Se achares pertinente, podes deixar-me um mail.

Lexy disse...

Acho que é um bocado por isso que eu já avisei a família que posso ver exames, mas nunca jamais decidir terapêutica.. Imagino que pior que perder um doente por má decisão, é essa pessoa ser-nos muito querida :)

Vai tudo correr bem minha querida,tenho a certeza :)

Jo disse...

Lexy, o que não dá jeito nenhum é quando te pedem uma "opinião", que tu sabes à partida que vai ser entendida como um "conselho" e que vai determinar as decisões futuras:p
Obrigada linda:)

Querida Essência,
Já estou a enviar o email;)
Bjinhos

Incógnita disse...

Sou mesmo burra! Ando eu a caminho da Urgência Básica não sei porquê! Era só vir aqui e dizer o rol das minhas maleitas...
Hi hi hi hi hi!
Beijinhos (Já estou melhor, obrigada, querida.)