terça-feira, 1 de março de 2011

Das línguas

Sempre tive jeito para línguas. Falo inglês sem quaisquer problemas, é bastante fluente. Aprendi espanhol num instantinho para poder candidatar-me às Universidades espanholas e dado que fui aceite na melhor assumo que também me safava bastante bem. O francês nunca foi a minha língua de eleição, mas fazia-se bem... no 7º, 8º e 9º.
Agora, neste semestre escolhi francês como optativa e tenho a dizer que claramente não nos entendemos muito bem. O prof bem que tenta falar connosco, mas tenho alguma dificuldade em perceber tudo o que ele diz. Tiro o sentido geral da frase e já é bem bom dentro do panorama geral da turma.

Quando fiz o Natal Diferente este ano pensei que era importante aprender mais línguas. Apanhei muitos miúdos internados que só falavam crioulo (!!!) e na altura até pensei que se calhar não era má ideia apostar no crioulo, francês e na linguagem gestual.
Depois de dois dias de francês digo-vos: já é uma sorte não cortar relações com o inglês e com o espanhol. Línguas novas tão cedo não aprendo!

1 comentário:

Marcos Almeida disse...

Tentei aprender ucraniano e fiquei no alfabeto cirílico. Me dou bem com inglês que é quase como uma segunda língua. Já espanhol e francês são línguas que quem sabe um dia eu tente.

Abraços