segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Da faculdade e do "estudo"

Aula de epidemiologia
O professor está a falar sobre qualquer coisa de problemas cardíacos. Nós estamos a falar de tampões e outras temas igualmente interessantes. A culpa nem é nossa, nós bem que queríamos tomar atenção, mas dão-nos cadeiras que no fundo no fundo são mas é estatística e aquilo tem muito pouco a ver connosco. De repente aparece uma pergunta nos slides:
Em qual das seguintes populações é mais prevalente a ocorrência de DAC?
a) Homens
b) Mulheres
c) Ambos
...
Com um ar extremamente erodito, viramo-nos uns para os outros para partilharmos as nossas respostas.
A.G.: Homens!!
Jo: É nos homens, só pode, esta é óbvia...
P.S.: Claro que é nos homens!
I.D.: Nos homens
I.L.: O que é DAC?

Paramos os cinco, para nos apercebermos de que Problemas Cardíacos não corresponde bem às siglas DAC.

Risota geral.

Resposta oficial: Homens.
É que somos mesmo bons, nem precisamos de saber sobre o que é a pergunta para acertarmos a resposta:p

E já agora, DAC: Doenças do Aparelho Circulatório. Não andávamos muito longe. Entre as conversas de tampões ainda deu para ficarmos com uma boa ideia geral da coisa.


"Estudo" pré-aula de introdução à clínica
O pânico é geral. Não conseguimos ainda perceber as diferenças entre os vários sons cardíacos. Uns são pum pum, outros pum pu rum, outros prum pum pum, outros pum pfffffff prum... enfim, uma animação.
Já cansados de ouvir sons porque, acreditem, ao fim de uma hora a ouvir estes sons já parece tudo igual, e ainda só tinhamos tido uma aula (com a segunda tudo ficou bem pior) e anda tudo um bocadinho baralhado, desistimos de estudar os sons e passámos a estudar o protocolo. Basicamente é aquilo que temos de fazer com o paciente e com a estetoscópio para ouvirmos os vários sons: mandar sentar, mandar deitar, aquecer o estetoscópio, ouvir de um lado, ouvir do outro...
Váris horas de estudo depois:
L.L.: Uma dúvida. Quando dizemos ao paciente para se deitar em decúbito lateral esquerdo, quer dizer para se deitar com o braço esquerdo para baixo ou virado para o lado esquerdo?
I.L. e Jo olham uma para a outra e tentam visualizar ambas as situações como que a questionarem-se como é que nunca tinham pensado nisso. Meio segundo depois...
Jo: L.L., é a mesma coisa... Decora como quiseres...
Risota geral.
E assim se prova que dormir cerca de 12 horas em 3 dias é mais do que suficiente.

2 comentários:

Sara disse...

Novo Look :D Adoro. Este post está realmente fixe, mas só aumenta a minha desconfiança em relação a médicos ahahah (brincadeira eu confio muito em ti)

Jo disse...

Hahahaha está tranquila Saroka, isto são apenas momentos de curta duração e como vês só houve dois numa semana inteira. No resto do tempo somos mais inteligentes e mais atentos:)
Bjinhos
(E obrigada por confiares:))