domingo, 13 de junho de 2010

Das orais, dos trabalhos, dos exames

Sim, temos uma vida de cão. Trabalhamos mais horas por dia do que a maior parte das pessoas (só não trabalhamos 25 porque o dia só tem 24). Temos avaliações todas as semanas, os fins-de-semana são sinónimos de dias de estudo, estamos constantemente com a corda no pescoço, temos mais que muita pressão em cima e por vezes sentimos que nada disto faz sentido.
Sim, já pensei mais que muitas vezes que devia era ter ficado quietinha em Biologia, que era finalista este ano e podia começar a organizar a minha vidinha, mas que em vez disso esperam-me mais 4 anos de faculdade, mais pelo menos 5 anos em casa dos pais, menos vida social, menos tempo para estar com os amigos, menos "qualidade de vida", se assim se pode chamar, nos próximos anos.
Mas ainda assim, pesando bem os prós e os contras, continuo a achar que vale a pena. Que fiz a escolha certa. Que apesar de tudo o que já perdi por ter escolhido esta vida e de tudo que vou perder continuo a achar que ganhei e vou ganhar muito mais do que tudo isso. Porque apesar do desespero que é olhar para os livros horas a fio e ter a certeza de que estão escritos em chinês, também é gratificante quando percebo alguma coisa (e já vou percebendo algumas). É gratificante quando alguém me encontra e diz "ah, estás em medicina não é? Ainda bem, é que eu tenho aqui um problema bla bla bla" e se começam a formar hipóteses de diagnóstico na minha cabeça. É gratificante quando vejo o meu trabalho recompensado com um 17 a neurofarmacologia. Porque me esforcei, porque trabalhei, porque prescindi de muitas coisas mas o meu esforço foi recompensado.
Por isso venham daí essas orais, esses OSCES, venham daí esses exames, cá estarei para os receber a todos com um sorriso na cara arrancado a ferros mas que no fim de tudo vai ser um sorriso vitorioso e espontâneo.
Porque tudo vai valer a pena e tudo vai acabar não tarda. E em Agosto vou ter férias.

E isto acaba por ser um bom texto de motivação para agora enfiar a cabeça dentro dos apontamentos de neuroanatomia.

3 comentários:

Incógnita disse...

Estou contigo, minha linda!

Jo disse...

E isso já é muito bom:)
Bjinhos

AnaZaida disse...

Falta pouco Jo, mais um esforço! No fim vai tudo valer a pena=)