quinta-feira, 10 de junho de 2010

Comunicação


Antepenúltima aula de BP

A.: Ora então na próxima aula têm teste com toda a matéria das práticas desde o princípio do semestre. Mas não se preocupem, é uma coisa fácil...
Todos quase em uníssono: Então e os testes que nos obrigou a fazer todas as semanas? Então e todas as horas que perdemos todas as semanas a prepará-los?
A.: Ah... pois... esses não vão contar para nada, vocês devem ter copiado uns pelos outros...

(protestos protestos protestos...)

Todos: Então mas quanto vão valer os testes que já fizemos? E qual o peso deste teste final na nossa nota?
A.: Ah, pois, isso ainda não sei, logo vejo.
Todos: Então e que estilo de teste é? Escolha múltipla, desenvolvimento, verdadeiro e falso?
A.: Ah, pois, ainda não pensei.
Penúltima aula - teste

Jo: Professora, já sabe então qual é o peso do teste?
A.: Hum... o teste tem uma cotação.
Jo: Sim professora, isso já sabia, mas qual é o peso do teste na nota final?
A.: Ora bem, a nota final depende deste teste, dos outros testes, dos seminários e da participação nas aulas.
Jo (assentindo com a cabeça, respirando fundo e tentando colocar a pergunta de um modo mais claro): Mas QUANTO é que vai pesar este teste? Em percentagem!
A.: Ah, isso sou eu que decido.
Jo: Mas decidiu que pesava quanto?
A.: Tenho total liberdade para decidir

(Jo desiste de tentar estabelecer comunicação. Claramente não falam a mesma língua)

Inicia-se o teste.
Não é sobre as práticas desde o princípio do ano mas sim sobre as teóricas de desde o princípio do ano.
Não é grave, tudo se faz e o que importa é passar para evitar a A. mais um semestre.
Fim do teste. A A. decide recolher os testes e fazer logo uma correcção oral.

Terceira pergunta:
Qual/quais das seguintes doenças afecta mais frequentemente os diabéticos do que a população em geral?
a) bla bla
b) Bla Bla
c) Bla Bla Bla
d) Bla
e) Todas as anteriores
Jo estava extremamente confiante de que eram todas. Tinha lido isso ainda naquela manhã. E eis que a A. diz que a resposta correcta é...: Bla Bla Bla!

(Protestos protestos protestos)
Alguém: Mas professora, Bla também afecta mais frequentemente os diabéticos do que a população em geral... e Bla Bla também...
A.: Mas também afecta mais os hipertensos!!!
Alguém: Mas os hipertensos não têm nada a ver com a pergunta...
A.: Pois, mas eu não aceito essa resposta... poderia aceitar que me escrevesse "Bla, Bla Bla, Bla Bla Bla mas a pergunta está mal formulada", agora assim não posso aceitar.

(Ninguém protesta mais, não vale a pena, ninguém fala a língua de A.)

Jo mal pode esperar pela última aula...

Sem comentários: