quinta-feira, 5 de abril de 2012

Do banco

Cheguei agora a casa.
Hoje estive uma hora na sala de reanimação com uma senhora em paragem respiratória.
Chamaram a minha médica e eu, como me compete, fui a correr atrás (tenho vindo a ficar espectacular nesta tarefa!).
Quando entrei vi uma senhora deitada ligada ao monitor com fios e mais fios e ECG e braçadeira e monitores e acessos e tudinho a que tinha direito. Pessoas! Muitas pessoas de um lado para o outro naquela sala. Todas a mexerem-se depressa mas com ar de quem sabia o que estava a fazer. Estavam a tentar entubar mas a senhora tinha umas cordas vocais algo estranhas e parece que não se via nada lá para dentro.
Pediram-me para ficar com o cuff. Aquele balãozinho que se vai apertando para "obrigar" a pessoa a respirar. Sim, objectivamente não é nada de extraordinário. Entre apertar aquilo ou uma bola anti-stress não há grande diferença. Mas deixem-me lá ficar contente com o que eu fiz.
Continuando, foi quase uma hora ali dentro. E pica-se a senhora. E ai que se sente o pulso mas o sangue não sobe. E ai ai ai ai ai que o coração vai parar. E ufffaaaaa não parou... E dá mais 2 mg de Midazolan... E agora mais dois... E ai que vai vomitar!!! Aspira aspira aspira!!! E quais são os antecedentes? Alguém sabe quanto era a glicémia? E a PCR? E alguém que vá ver com urgência os resultados da gasimetria! E a máquina que dá erro! E repete-se a gasimetria! Mais 2 de Midazolan!! Quanto é que já demos??? Mais 2!!! E entuba! E não está no sítio certo! E tenta outra vez! E continua fora do sitio! Dá mais 2 de Mida! Tente outra pessoa! Continua a não dar!!!
E no final deu. E a senhora safou-se (pelo menos desta). E eu, que achei que ia estar a tremer por todos os lados não tremia. Tudo isto pareceu ser uma calma incrível. Era eu, o cuff, as seringas de gasimetria e a doente. E a única coisa que me choca no meio disto tudo é... Não faço a mínima ideia do nome da senhora, não me lembro de quantos anos tem e se passasse por ela na rua amanhã não a ia reconhecer...

2 comentários:

SuperSónica disse...

Podes não a reconhecer, mas ajudaste a salvar uma vida e isso vale por tudo, certo?

Morce disse...

Ela vomitou? COMO? ahahahah