segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Parabéns Francisco

O Francisco fez no sábado 5 aninhos. Foram 5 anos de vitórias, cinco anos de muita luta mas também de muitos sorrisos.
O Francisco (ou Kiko, como ele prefere) já foi a mais médicos e psiquiatras e psicólogos e terapeutas da fala nestes 5 aninhos dele do que a maior parte de nós em toda uma vida.
O Kiko é autista.
O Kiko tem 5 anos e só agora começou a construir frases. E a grande parte delas têm de ser arrancadas a ferros porque no mundo dele ele não precisa de falar. Ele gosta muito de festas e no sábado estava mesmo mesmo mesmo feliz, porque finalmente chegou a festa dele. De manhã quando liguei para casa dos meus tios e pedi para falar com ele ouvi do outro lado do telefone a vozinha dele completamente excitado a dizer "Olá Pima". E disse-o tão bem... no ano passado não seria capaz de o dizer assim. Para ser melhor ainda perguntei-lhe quantos anos é que o Kiko fazia e ele respondeu logo "O Kiko faz cinco". Depois começou a falar numa linguagem que já não era a minha mas deu para perceber que ele pousou o telefone num sítio qualquer e foi brincar.
Pela primeira vez o Kiko teve os amiguinhos da escola lá em casa e eu sei que ele gostou. Não foram todos os que ele queria. Na realidade foram convidados 8 e só 3 é que foram (e uma delas era a sobrinha da psicóloga que o acompanha). Às vezes penso que os pais devem ter medo. Mas se assim é só pode ser porque não conhecem o Kiko, porque ele é mesmo um doce. Nem sempre deu muita atenção aos amiguinhos, porque o Kiko é assim e está muitas vezes com a cabeça noutro sítio, mas quando os "via" brincava com eles e chamava-os pelos nomes. E dizia coisas como "A Matinha é tão quida"... e ria e pulava e dizia a todos "Quantos anos tens? O Kiko faz 5 anos".
Nestas alturas todos nos preocupamos com o futuro do Kiko. A Carolina ainda não fez 3 anos e já o ultrapassou há muito tempo na comunicação.
Como é que vai ser daqui a uns anos? Será que ele vai poder fazer a escolaridade normal? Será que ele vai ao menos aprender a ler? Que vai conseguir ser independente?
Ninguém sabe. Mas eu sei que o Kiko é um menino especial. Porque o Kiko sabe as letras todinhas e as desenha como ninguém e mais nenhum menino na turma dele sabe. Porque o Kiko consegue desenhar melhor do que eu (não que isto seja um grande elogio, mas enfim...). Porque o Kiko tem um sorriso lindo que enche uma sala e tem vindo a crescer, não só em tamanho mas também como pessoa. Porque mesmo sem falar o Kiko tem amigos. Porque quando pergunto à Carolina quem é o melhor amigo dela ela nem tem de pensar e diz logo com um sorriso de orelha a orelha que é o Kiko. Porque o Kiko sabe ver vídeos no youtube mesmo sem conseguir ler. Porque o Kiko já sabe a música toda da festa de natal de amanhã e eu sei que mesmo sem dizer muitas palavras como deve ser o Kiko vai ser o menino mais bonito do grupo e o mais afinadinho. E quando lhe baterem palmas no final, vai começar a saltar e a rir, porque palmas é sinónimo de festa e festa é o que o Kiko mais gosta.
O Kiko é o melhor afilhado que eu podia ter porque também me faz crescer.
Parabéns Kiko (eu sei que daqui a uns aninhos ainda vens aqui ler isto. Mas sem pressas, tens todo o tempo que precisares, ao teu ritmo);)

Sem comentários: