segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Superstições



Olhei para o relógio.


23:23.


O primeiro pensamento que me veio à cabeça foi: "está alguém a pensar em mim".

E naquele momento descobri (enquanto pensava que era o pensamento mais ridículo e infantil do dia) que até pode ter sido coincidência... mas havia mesmo alguém a pensar em mim:)

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Amigos

Amigos amigos são aqueles que saem do comboio e esperam pelo comboio onde nós estamos só para ter meia horinha de conversa e não só se arriscam a ouvir do prof por chegarem atrasados como ainda perdem tempo em que podiam estar a desenhar nus à vista. Isso é que são amigos!:P

sábado, 15 de novembro de 2008

De ontem

Lisboa, 14.Novembro.2008

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

"Só vive quem não tem medo de morrer"

Foi esta a frase que me acompanhou num dia qualquer desta semana (ou da semana passada, sinceramente já nem sei) no caminho de comboio até à faculdade. Eu nunca leio o jornal no comboio. Prefiro ir a ver a paisagem, sem pensar em grande coisa (até porque normalmente ainda é muito cedo para pensar). O sr. da frente é que tinha o jornal aberto com esta frase escrita em letras gordas mesmo em frente do meu nariz.
Só consegui ler algumas partes do artigo, mas acho que se foi escrito de um modo completamente literal (era sobre doentes psiquiátricos, daqueles que não conseguem fazer nada porque têm medo de morrer). Com aquele título (que não fez muito sentido na altura porque eu de manhã não funciono a 100%) teria sido muito interessante outra abordagem.
Hoje dei por mim a pensar que só é feliz quem não tem medo de ser infeliz, quem arrisca e sai da “zona de conforto”, dá um passo em frente com olhos vendados na esperança de esbarrar com aquilo que procura (embora se arrisque a cair num buraco e a magoar-se a sério). E se por acaso cairmos, havemos de nos aprender a levantar, tratar dos arranhões e daqui a uns tempos lá estaremos nós a dar outro nó na venda.
A verdade é que se não valesse a pena nem sempre jogar pelo seguro, já teríamos aprendido a ficar quietinhos, não?

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Lembrei-me...

If you'd known this was going to happen...would you have done it?

I would rather have had...one breath of her hair...one kiss of her mouth...one touch of her hand...than an eternity without it.
One.

Cidade dos Anjos

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Comunicação

E o prof disse:

- Tenham atenção porque da comunicação que fazem com os pacientes só 1/3 é verbal. Os outros 2/3 eles tiram do vosso olhar, da vossa postura e do vosso tom de voz. Não é o que se diz, mas como se diz.

E isso explicou muita coisa...

domingo, 2 de novembro de 2008

E agora de volta ao trabalho...

Depois de divagar um bocadinho,

Current Strategies in the
Management of Lysosomal Storage Diseases

É inevitável... eu já arrumei o quarto, a casa de banho, a sala, já descarreguei a máquina da louça, já li um romance e folheei o livro de anatomia... Mas agora tem mesmo de ser.

Doenças lisossomais, aqui vou eu!

Confiança

A confiança é a base de qualquer relação. Seja uma relação médico-paciente, uma relação entre colegas de trabalho, entre amigos ou namorados. É a confiança que nos permite sentir a tal segurança que é essencial para levar uma relação para a frente.
Num consultório, se o paciente não confiar no médico vai mentir-lhe quanto aos sintomas, quanto à sua história clínica e a relação médico-paciente não irá funcionar. Os resultados, como é óbvio não serão os melhores.
Numa relação de amizade ou algo mais a confiança também é essencial. Sabermos que naquela pessoa podemos confiar tudo, todos os segredos, os medos, as inseguranças, as histórias passadas que trazem todo o tipo de recordações…
Muitas vezes é importante uma confiança cega, qualquer que seja o tipo de relação…

E hoje deu-me para aqui…